Foque mais no processo e preocupe-se menos com o resultado 

 

 

Postado em 23 de julho de 2018

 

 

 

Nunca se falou tanto em viver presente, deixar o passado para trás e não pensar tanto no futuro. A questão é que, quando o assunto é transformação, para seja lá o que for que a pessoa deseje, não há a menor paciência com o processo, mas sim, ansiedade e pressa de obter logo resultado. Com efeito, as pessoas desistem de seus planos. Penso que devemos nos preocupar mais com o processo do que com o resultado. Afinal de contas o bom resultado depende de um processo bem sedimentado, não é mesmo?

O processo está ligado ao dia a dia; etapa por etapa; um passo de cada vez; uma vitória de cada vez. Fundamentalmente, o processo está diretamente ligado a saber viver o presente e, certamente, será melhor ainda, se for vivido com intensidade.

 



Eu digo que viver um processo de transformação não é uma questão de ter paciência com o processo. É muito mais uma questão de ter paciência com você mesma. Tudo tem seu tempo e você, com certeza, também tem e precisa do seu.

O êxtase do resultado é maravilhoso. Mas, curtir o seu próprio processo, cada vitória conquistada durante, é mais que delicioso. O processo tem a capacidade de nos conectar e nos integrar cada vez mais a nós mesmos. O processo vivido, curtido, sentido e percebido, nos leva à autodescobertas, ampliação da autoconsciência, autoconhecimento e autoaceitação; nos faz unidade e nos traz totalidade. Eleva a nossa autoestima, nos dá autoconfiança e eleva sobremaneira nosso amor-próprio.

Se você está decidida a se transformar; se, sem influências e pressões externas, chegou à conclusão de que realmente precisa, saiba ser paciente e viver o processo no dia de hoje. Viva apenas o dia de hoje. Saiba que existirão nuances e oscilações, porque faz parte. Entre de forma consciente no processo e coloque todo poder do seu querer nele.

O resultado não deve ser o foco, porque, no curso do processo, de acordo com os efeitos evolutivos (acima mencionados) que ele certamente trará para sua vida, pode ser que suas prioridades, vontades e desejos mudem completamente. Por vezes, vamos em busca de algo e encontramos outro completamente diferente, não é mesmo? Isso acontece muito e as mudanças são sempre positivas. O processo não é uma linha reta e você não usa antolhos.

Saiba apenas ser paciente com você mesma e ame o processo, portanto. Viva o hoje de fato.

 

 

Por Prem Prabhu